DICAS DE PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO
Para se obter um bom programa de bordado, é necessário um software de boa qualidade, que tenha o máximo de recursos para facilitar o desenvolvimento do mesmo.
No mercado existem vários, na minha opinião, um dos melhores é o Wilcom, é de muita importância conhecê-lo ao máximo, para melhor utilizá-lo.


Em primeiro lugar, analisar o tecido para saber as densidades e os suportes à serem utilizados. Analisar o desenho para imaginar por onde começar e por onde terminar, para não começar e ter que refazer por se perder no desenho.
Sugiro nos desenhos coloridos, tipo personagens, brasões, entre outros, sempre começar no sentido de dentro para fora, quando for possível, assim pode se evitar que a peça se enrugue muito, porém neste caso, precisamos que o operador de máquinas, faça um bom encaixe utilizando as entretelas necessárias como suporte ao tecido, pois o mesmo não pode ficar com folga e nem tão esticado a ponto de deformar.
Procurar fazer pontos diferenciados também faz de um simples programa de bordado, se transformar em um bordado artístico.
Programar é uma arte que nem sempre é valorizada, só quem entende de todo o processo, é que sabe dar o devido valor.